domingo, 15 de agosto de 2010

NDB

Bom, eu vou fazer um post curto apenas para esclarecer um coisa que muitos pilotos virtuais confundem. O non-directional beacon (NDB) é uma antena simples considerado instrumento de vôo IFR, porém, o ADF ( automatic direction finder ) é apenas um instrumento auxiliar, ou seja ele serve apenas para pequenos auxílios e não transmite informações precisas como o VOR. Ouve inclusive um acidente recentemente publicado na revista Aero Magazine (Nº194 - ano 17 pág. 36) em que o piloto teve problemas no ILS e utilizou o ADF (receptor da antena NDB) para o pouso já que não possuiu nenhuma visibilidade, a falta de informações precisas fez com que a aeronave colidisse com a copa de algumas arvores e fosse de encontro com o solo a 200 metros antes da cabeceira e a cerca de 300 metros afastado do eixo da pista.
Resumindo, utilizem o NDB apenas para auxílios como por exemplo o bloqueio do sinal da antena na rampa da pista para o piloto ter a noção de localização exata da aeronave na carta de vôo, porém a aeronave tem que estar utilizando o ILS no momento do pouso (em caso de pouso IFR).
E em caso de problemas com o VOR ou o ILS e a visibilidade estiver abaixo do aconselhável proucure um aeródromo mais próximo com as condições melhores para o pouso.
No mais, é só.

Nenhum comentário: