terça-feira, 5 de outubro de 2010

Perfis de asa

Bom, eu ainda não terminei o tópico que eu prometi fazer, mas farei esse enquanto preparo o outro. Nesse post eu falarei um pouco de teoria de vôo, mais especificamente sobre perfis de asa. Perfil de asa é o formato da Nervura (componente interno da asa) ou para melhor entendimento, é o formato da asa visto de perfil. O perfil é a maior razão do vôo do avião, é esse formato que faz com que crie a pressão necessária para o avião se desprender do solo.

A diferença de pressão é criada a partir do princípio aerodinâmico, sendo assim, quando a asa é posta numa situação em que o ar passe com velocidade por suas superfícies, as moléculas de ar que correm por cima do perfil passam com mais velocidade do que as moléculas que passam por baixo, fazendo com que a pressão de cima da asa seja menor e assim as moléculas de baixo tentem suprir a pressão empurrando a asa para cima.  Vejam a imagem para melhor entenderem.

Sabendo isso, foram criados diversos tipos de perfis cada uma com uma função diferente. Citarei apenas alguns exemplos já que existem enumeras formas de perfil.

O perfil assimétrico é o mais utilizado, ele é o mais estável assim, é usado em aviões de transporte que fazem grandes viagens e utilizem sempre o piloto automático.
O perfil simétrico é utilizado para aviões de manobras como os Extras (Red Bull Air Race), caças de guerra e etc.

Dentro desses perfis existem variantes exemplo:

Perfis Assimétricos: Existe os Côncavo-Convexo, Plano-Convexo, Convexo-convexo  (apesar de parecer iguais são de convexidades diferentes), super-crítico (aviões supersônicos) e entre outros.

Perfis Simétricos: Côncavo-côncavo, convexo-convexo, super crítico (mais utilizado em caças)...
Assim pode-se entender uma parte importante, porém não tudo, sobre a razão do vôo do avião. Afinal, para aprender a voar temos que aprender porque voa.
Bons estudos.

Nenhum comentário: