segunda-feira, 7 de junho de 2010

Cura e Manete no pouso!

Bom... primeiramente gostaria de pedir desculpas pela falta de posts, como vocês devem ter percebido faz mais de um mês que eu não posto. Pois bem, estive doente desde o dia 10/05 até então... tomei a temida Benzetacil, 2 antibióticos diferentes, 2 antiinflamatórios diferentes e um monte de anestésico, mas já estou melhor e vamos ao que interessa... Flight Simulator. Devido a tudo eu não consegui pensar em nada para postar, até o momento em que vi que conhecidos meus cometem um erro, que eu classifico como grave, na hora do pouso... então vamos lá.

Como a maioria pilota 737 (seja qual for a versão -400; -300; -800; etc) eu vou usa-lo como referência nos exemplos. Então quando virem um "*" é para lembrarem que estou me referindo ao popular boeing 737.

Bom... a velocidade de pouso* varia entre 135 a 145 knots. Muitos ao chegarem perto da cabeceira da pista e atingirem essa velocidade* (normalmente 140 kts) colocam a manete na posição 0 (00%), isso é um erro grave, pois a probabilidade da aeronave bater com força no chão é enorme, pois o avião estará apenas planando, e se for preciso o uso do Spoiler o avião perderá sustentação e demorará para recupera-la já que o motor terá que pegar toda a potência novamente isso levará um tempo (segundos) que no momento do pouso não há.
A solução é: Manete na posição 60% (recomendado*) e o uso dos Spoilers para controle da velocidade, é claro que em alguns momentos precisará reduzir ou aumentar a velocidade pelas manetes. Só não pode deixa-las na posição 00%.
Foi um post rápido já que eu estou voltando a rotina aos poucos. Espero que tenha ajudado alguns. Bons pousos!

Nenhum comentário: