sábado, 25 de abril de 2009

F-35

F-35

O CAÇA QUE DECOLA NA VERTICAL

O F-35 é um avião extremamente moderno. Nele está sendo instalado o que há de mais avançado em aviônica, sensores e armamentos. No painel deste caça, já se observa a revolução que se tornará tendência nos próximos projetos de caças tripulados. De cara, o que chama a atenção das pessoas que já tem alguma familiarização com cockipts de aviões de combate, é a ausência do HUD ou tela acima da cabeça, que é o instrumento onde se faz a navegação e a mira nos caças anteriores. No F-35, essas informações estão apresentadas no próprio capacete do piloto, através do HMD ou tela montada no capacete, tecnologia já existente em muitos caças, mas com aplicações ainda limitadas às manobras de combate e que no F-35, será o substituto do HUD, por tanto com funções mais amplas. Outra diferença é a existência, no painel, de um único display MFD, de grande tela, que apresenta todas as informações para o piloto, que antes tinha que olhar em 3 ou 5 MFDs. Um sistema de som em 3 D, montado nele, permitirá diminuir o tempo de reação em combate através de uma voz sintetizada, que será a voz do caça e que poderá alertar o piloto de ameaças que ele venha a sofrer. Por exemplo, se o caça alertar para uma ameaça às 9 horas, o som virá da esquerda do piloto, já para que o piloto olhe instintivamente para esse lado.O radar desenvolvido para o F-35 é o Northrop Grumman AN /APG 81 do tipo AESA ativo que permitirá um desempenho de 165 Km de alcance de busca ar-ar, e com a capacidade de fazer a busca ar terra simultaneamente. Fora isso, esse radar pode ser usado para interferir nos radares inimigos, permitindo uma boa capacidade de guerra eletrônica.



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